Capricho e Beleza: Dia Internacional da Mulher e sua História

Dia Internacional da Mulher e sua História



Olá Caprichosas!

Dia 8 Março comemoramos nosso dia,mas vocês sabem a história que existe por trás desta data?
Fui pesquisar e encontrei a explicação no Site suapesquisa.com


História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Vou completar com meu pensamento sobre este dia e com o famoso clichê da frase que diz que o dia da mulher deve ser todo dia.Sim deve mesmo,pois somos guerreiras.Conquistamos com muito esforço sofrimento e garra os direitos que temos hoje,que foram conseguidos por mulheres de coragem como as costureiras desta história tão triste e importante citada acima.
 Todos os dia temos que provar sermos capazes.Todos os dias lutamos contra o preconceito no trabalho,na rua e dentro de nossa própria casa.Apesar de termos avançado tanto, ainda temos muito o que conquistar.Parece papo de feminista radical,mas na realidade ser mulher não é nada fácil desde o inicio dos tempos.
 Hoje em dia tem mulher que é chefe de familia,que percebeu que não precisa de homem pra se sustentar.
Hoje em dia tem mulher chefe de grandes empresas trabalhando e mostrando seu valor perante esta sociedade machista.
Todos os dias milhões de mulheres se libertam e denunciam seus maridos e companheiros agressores.
Neste exato momento existem muitas mães deixando de comer para dar a seus filhos.
Milhares indo e voltando de seus trabalhos chegando em casa e dando conta da arrumação do lar,do jantar na mesa do marido e dos filhos.
No Brasil 50 mil mulheres são estupradas por ano.
240 mulheres são agredidas por dia no Brasil.
Temos uma lei severa contra os covardes agressores de mulheres neste país e isto foi conseguido por uma mulher que sofreu e apanhou muito,Obrigada Maria da Penha por pensar no bem de todas as mulheres de nosso Brasil e lutar por esta lei que é muito,muito importante e que ajuda muitas mulheres cansadas de sofrer nas mãos destes crápulas.
 Percebeu a força que tem dentro de você?Viu quanta coisa nós já conquistamos?
Que este dia não seja apenas mais uma comemoração comercial para vender flores e bombons que hoje possamos nos olhar no espelho e de verdade sentir o poder de mudar nossas vidas para melhor.Que a partir de hoje nenhuma mulher se cale perante as injustiças sofridas.
Vamos nos valorizar!
Feliz Dia internacional da Mulher!!

Para conferir na integra o texto do inicio do post basta clicarem aqui no link: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm


6 comentários:

  1. Me decepciona ver mulheres sendo maltratadas e sem coragem de denunciar =/ já conhecia essa história e achei interessante!
    Feliz Dia Das Mulheres para você! Beijos *-*

    http://viivereaprender.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia da história por trás do dia 8 de março.. tão triste :(
    Mas é isso aí, vamos nos valorizar! Muita coisa mudou por causa dessas mulheres!
    http://realezafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. TO PASMAAAAA EU NAO SABIA...VOU ATE POSAR EM MINHA PAGINA ESSSE POST SEU,PENSAVA Q ERA UM DIA ESCOLHIDO ALEATORIA PARA COMEMORAR MAIS NAO SABOIA O PORQUE
    BJS QUERIDA
    FELIZ DIA DAS MULHERES PARA VC
    Resenha No Blog...Creme Hidratante Bom E Barato..Natural Sou Da Natura..Super Indico...http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2014/03/creme-hidratante-bom-e-baratonatural.html

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito importante lembrar o real motivo desse dia. Muito bem lembrado.

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar parabens pelo nosso dia for
    Ain gente a historia do nosso dia é tao triste
    que quando soube pela primeira vez até chorei... sou mto emotiva

    http://blogdamiihs.blogspot.com.br/2014/03/tendencias-2014.html

    ResponderExcluir
  6. Pouca gente sabe da real história e significado da data. Amei sua iniciativa de mostrar isso nessa data tão importante e tão subestimada!!!!
    Parabéns pra nós!
    Beijão
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!