Capricho e Beleza: O que são Shampoos sem sulfatos?

O que são Shampoos sem sulfatos?



Olá Caprichosas!
Acho que todas que gostam de cuidar dos cabelos já ouviram falar,ou leram em algum rótulo a palavra "sulfate free" ou shampoo sem sulfatos,não é?mas nem todas sabem o que significa.Mas Antes que essa pergunta possa ser respondida , precisamos responder a esta pergunta : o que exatamente são os sulfatos? Lauril Sulfato de Sódio , ou SLS : detergente muito poderoso que corta a gordura e faz com que nosso shampoo produza bastante espuma .Voê deve estar pensando : quanto mais bolhas espumosas melhor. Certo? Nem sempre.

Sulfatos são surfactantes detergentes que cortam gordura e em consequência a oleosidade dos cabelos e couro cabeludo,levando junto com eles mais alguns elementos que são fundamentais para se ter um cabelo bonito e acima de tudo saudável.
Os Sulfatos estaõ presentes em produtos de nosso uso diário , tais como pasta de dentes , sabonetes e shampoos . Lauril Sulfato de Sódio também é encontrado em detergentes, sabão e na maioria dos detergentes utilizados para lava roupas.
 Voltando a questão dos sulfaots nos shampoos: shampoos livres de sulfato simplesmente não têm sulfatos em sua composição. Isso não significa que eles não vão limpar o seu cabelo. Na verdade o resultado nos cabelos pela aliminação dos sulfatos prejudiciais será de um cabelo mais saudável e mais brilhante do que ele sempre foi.

Por que os Shampoos sem sulfato são melhores que outros que contém sulfato?
 Sem os sulfatos prejudiciais que estão em seu shampoo seu cabelo não vai sofrer o dano constante possivelmente ocasionados como:irritação do couro cabeludo,ressecamento,quebra ou as outras consequências nocivas do uso de um shampoo não livre destas substâncias.Temos ainda a questão que é cogitada de que sulfatos também podem causar câncer, danos ao sistema imunológico e danos a sua pele.



Shampoo sem sal e shampoo sem sulfato é a mesma coisa?
Não é não!
ás vezes os bonitos rótulos escancaram "sem sal" e na verdade o composto do qual o shampoo esta livre na verdade é de cloreto de sódio.Então eles não tem sal mas em vários deles basta virar a embalagem e encontramos vários sulfatinhos.Então nada haver uma coisa com a outra.

Thaís,legal.Mas como eu vou saber se um shampoo tem sulfato?
Você vai ler a composição do seu shampoo e buscar por:
-Sodium Lauryl Sulfate / SLS
-Sodium lauryl ether sulfate/ SLES ou Sodium Laureth Sulfate
-Sodium Myreth Sulfate
-Sodium myristyl sulfate
-Ammonium lauryl sulfate/ ALS
-Ammonium lauryl ether sulfate/ ALES
 Estes são os sulfatos mais comuns nos shampoos mas existem vários outros tipos de sulfatos que falarei em um outro post,pois este já esta ficando longo.rs!
 Resumindo eu vou deixar aqui algumas opções de shampoos sem sulfatos nacionais e internacionais também para escolherem e possivelmente serem experimentados por vocês.



Shampoo sem sulfato limpa a ponto de remover os resíduos de silicones e afins dos cabelos?
Não vou entrar em méritos sobre os silicones mas posso dizer que nem todos são tão vilões assim.Se não acredita procure olhar em alguns kits capilares cujo o shampoo é sem sulfato mas em que a máscara ou condicionador por exemplo possuem algum silicone na composição.Sim existem! Depois disto você vai se perguntar por que as marcas fariam um shampoo que não limpa os residuos dos cabelos,sendo que claro,acabaria as prejudicando no sentido de vendas e reclamações das consumidoras.Acho que o mercado evoluiu muito e hoje em dia os shampoos sem sulfato tem o poder de higienizar e limpar tão bem quanto os surfactantes.Não ia entrar no assunto mas acabei entrando,rs!

Precisarei utilizar algum tipo de shampoo com sulfatos de tempos em tempos para evitar o acúmulo?
Se sentir necessidades sim.Porém procure ver como seu cabelo reage aos dois tipos de shampoos e tente encontrar um equilibrio entre eles.Acho que equilibrio é tudo na vida.Não vamos nos tornas as loucas do sulfato entrando em paranóias,ta bom meninas?rsrs!
Eu costumo usar vários shampoos tanto sulfate free assim como os comuns vou intercalando desta forma não senti nenhuma diferença negativa em relação a acumulos quanto ao uso dos sem sulfatos.A cerca de um mês ando utilizando o color freeze que é destes sem sulfatos e estou amando os resultados,uso mascaras e condicionadores sem me preocupar com os silicones e esta dando bem certo,como eu disse é preciso de equilibrio.

Este post terá a parte II pois ficou muito longo.Espero que tenha ajudado meninas,e se vocês tem algo a acrescentar sobre o assunto comente ai,se tem dúvidas comente também!

Beijos!


22 comentários:

  1. nossa quando descobri isso meu cabelo deu um super up!
    pena que de uns tempos pra cá tenho tido muita alergia e só tenho me identificado com um certo tipo de shampoo tao bom tao bom que nem reparei a composição dele,kkk
    é pq ele é pra couro cabeluso bem sensivel e é anticoceira/anticaspa
    sera que tem como mandar manipular sem os sulfatos e ainda ser algo com o tal do anticoceira?
    preciso me atualizar com a dermato hehe

    beijins amiguinha!!


    http://www.baudadeinha.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Deinha s é assim converse com seu dermato,mesmo!
      beijos!

      Excluir
  2. Muito bom esse post...não sabia disso. Será que é por isso que meu cabelos tá tão ressecado? por via das duvidas, vou comprar um sem sulfato...
    http://glamourosafashionmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só o shampoo pode ressacar e sim vários outro fatores também.Teste o shampoo e se não for invista mais em tratamentos!
      beijos!

      Excluir
  3. Amei esse post, esclareceu super as minhas dúvidas sobre a presença do sulfato.
    Vou ficar atenta ao rotulo sempre pq meus cabelos ressecam as vezes e pode ser por isso né?
    Faz um post com mais opções nacionais benéficas aos fios?
    Beijão
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Pati,em breve tem a parte II já estou escrevendo-a!
      beijos!

      Excluir
  4. Gnete que post esclarecedor, adorei
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. seus post tem me surpreendido bastante, você cita assuntos super importantes e nada "fáceis" e então tudo se torna fácil e gostoso aqui no blog!


    Obrigada, até mais.
    Beijos
    #LEAF
    http://amandamessias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando Amanda,escrevo aqui com muito carinho!
      beijos!

      Excluir
  6. Quando li sulfato no post só lembrei do produto puro que compro pra piscina, o poder de limpeza que ele tem é fortíssimo, e eu nunca atentei pra esse detalhe nos shampoos, muito bom seu post sobre o tema, é um alarmante mesmo, agora vou lembrar sempre antes de comprar meus shapoos....bjs linda

    http://rosianesbarros.blogspot.com.br/2014/01/maquiagem-em-tons-verdes.html#links

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosiane!
      que bom que te ajudou,fico feliz mesmo!
      beijos!

      Excluir
  7. Achei super interessante esse post, você saberia me dizer alguns shampoos que tem sulfatos?? Beijos

    www.coisasdafrida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria tem sulfatos os que não tem seriam mais fáceis de numerar e estou criando um post sobre eles!
      beijos!

      Excluir
  8. primeiramente, parabens pelo post, ficou muito bom. E, eu não conhecia essa noticia uhauhauahua nunca tinha ouvido falar sobre sulfato no shampoo.. na segunda parte do post, voce poderia dizer alguns que apresentam sulfato ?
    beijos!
    http://alemdos4olhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria tem sulfatos os que não tem seriam mais fáceis de numerar e estou criando um post sobre eles!
      beijos!

      Excluir
  9. Nossa que interessante, adorei a postagem! Nunca tinha ouvido falar sobre isso e não imaginei que podia fazer mal! Sua postagem ficou realmente muito boa, adorei! (www.reacreditar.com) #LF

    ResponderExcluir
  10. Não sabia disso!!! IAUSHIAUSHIAUSH Na verdade não entendo nada de shampoos e nem leio a descrição atrás!! Pode dar exemplos de shampoos que tenham??
    Beijos!
    #LEAF
    www.bolasdemeia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria tem sulfatos os que não tem seriam mais fáceis de numerar e estou criando um post sobre eles!
      beijos!

      Excluir
  11. eu estou tentando fazer aquela técnica Low-poo,notei que meu cabelo esta mais saudável.Sulfato é péssimo pro cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem complexo o tema low poo mas dá ótimos resultados sim,ouvi dizer que vale muito a pena,porém eu sou menos radical neste sentido!
      beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!