Capricho e Beleza: Cabelos detonados e pedindo socorro? vamos fazer um belo CRONOGRAMA CAPILAR.

Cabelos detonados e pedindo socorro? vamos fazer um belo CRONOGRAMA CAPILAR.


Olá Caprichosas!


Eu já falei em outro post que participo de um grupo no facebokk que se chama:CRONOGRAMA CAPILAR e também já disse que sou adepta deste sistema de tratamento que vem mudando meus cabelos profundamente para melhor!!

O cronograma que eu faço é com produtinhos bem básicos e meu cabelo ja me agradece e se desmancha de amores pelo CC (cronograma capilar) Mas não sei explicar com minhas palavras sobre como fazer ou o que é na verdade o cronograma,para me ajudar o Felipe Ursini me autorizou a publicar o texto dele explicando o cronograma então vamos lá: 

CRONOGRAMA CAPILAR BY FELIPE URSINI:



Mas Felipe, o que é o Cronograma Capilar?

O cronograma capilar trata-se de um tratamento "rigoroso", centrado e regrado dos cabelos.O cronograma capilar é altamente indicado para cabelos químicos, que passaram por alisamento, tintura, descoloração, decapagem, permanente, e químicas em geral. Quem não tem química nos cabelos também pode utilizar o cronograma, mas os cabelos danificados e ressecados que os ativos químicos costumam deixar, apresentam uma melhor e visível melhora aos usuários do "ritual".

E agora Felipe, como eu faço o Cronograma Capilar?

Simples. Você vai precisar basicamente de três itens: Paciência, dedicação e dinheiro (mas calmem, não estou falando de rios de dinheiro)... Já ouviram dizer que quanto maior o investimento, maior o retorno?Paciência: porque você vai ter que utilizar de produtos específicos em cada dia da semana, sem fugir da regra e sem esperar milagres instantâneos.Dedicação: porque você vai precisar seguir este cronograma fielmente se quiser realmente notar os efeitos positivos que ele lhe trará, e também, continuar seguindo-o mesmo que já se tenha obtido os resultados desejados, para garantir a saudabilidade e vitalidade dos fios.Dinheiro: porque você vai precisar investir em produtos diferentes e específicos para cada etapa do tratamento.

E sim! É possível sim tratar os fios em casa!Alguns cabeleireiros (diga-se fuleiros) dizem que não é possível, mas cabeleireiros conceituados como Biaggi dizem que sim, então né... (haha)

Segredo meu: Não vou mais ao salão há meses.

Quais são as etapas do tratamento?

Simples... Todos que cuidam dos cabelos já devem ter ouvido falar dos três: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.  

Hidratação: Ao contrário do que muitas marcas e vendedoras (fuleiras) dizem por aí de que qualquer coisa que você coloca no cabelo é hidratação, não é bem assim não! O conceito da palavra HIDRATAÇÃO vem do prefixo "hidro" que lembra hidrogênio, que lembra H2O, que lembra a palavra chave: água.Exatamente isto, água! O fio hidratado é um fio que tem água, não um fio que tem vitamina, abacate, pera, maça, ou salada mista. Máscaras e produtos hidratantes, que geram HIDRATAÇÃO para os fios, são produtos com ativos que doem água para os fios (o que chamamos de reposição hídrica, que dá a maciez para os fios). Exemplos de ativos:  semi di lino, vitamina B5/pantenol, aloe vera, quiabo, água destilada/desmineralizada, etc.

Nutrição:  O conceito da nutrição, vem do prefixo "nutri" que lembra mesmo a nutrição, que consiste em "reposição de nutrientes".  Água não é nutriente, então não adianta confundir produtos hidratantes com nutritivos... Não são a mesma coisa. Por que não? Alguns dos ativos da nutrição (grande parte deles) vem de óleos/lipídeos/gorduras... Então digam para si mesmos: Água e óleo, são a mesma coisa?A etapa da nutrição é a que ajuda a manter a reposição hídrica por meio da reposição lipídica. E como isto funciona? A água que você repôs fazendo a hidratação, uma hora irá embora seja por cutículas abertas, vento, calor, ou etc. Então, é necessário algo para retê-la ali dentro... Nada melhor que algo que repele a água para que ela não saia e/ou se misture: óleos/lipídeos.A etapa da nutrição age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as "barreiras naturais" do interior dos fios. Um fio danificado e ressecado tem estas barreiras naturais destruídas ou danificadas, o que deixa o cabelo poroso fazendo-o soltar a hidratação para fora, pois água é móvel, e se o cabelo está aberto, ela logicamente vai sair... Então é necessário reconstituir estas escamas por meio dos lipídeos. É a reposição lipídica que dá o brilho aos fios.Exemplos de ativos: ceramidas (um ou o melhor pra esta fase), karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, etc.

Reconstrução:A parte mais importante porém a mais perigosa também. Por que perigosa? Porque um consumidor que vá a uma perfumaria e diga que tem química no cabelo, a vendedora vai tacar mil e um produtos que contenham queratina. Queratina é bom pros fios não é? Sim, mas com limites.Daí esta pessoa vai e utiliza queratina, toda a semana, ou todo dia, e vai de um cabelo ressecado, para um cabelo forte, para um cabelo rígido, para um cabelo quebrado.Por que isto ocorre? Porque a queratina age no interior dos fios, fazendo uma liga entre si e mantendo o fio forte, e então, se você coloca mais e mais queratina nele, uma hora ele vai se romper... É tipo uma bexiga... Ela precisa de ar para ficar bonita, mas com limites, pois se você coloca ar e mais ar, uma hora ela arrebenta.A reconstrução trata-se da reposição proteica dos fios. É nesta fase que repomos a força dos cabelos. Mas não é só de queratina que vive um fio, como é o que espalham por aí. Você também pode e de reconstruir os fios com aminoácidos, que são proteínas, como lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina, entre outros. É a reconstrução que vai pôr a força de volta nos seus fios.

OBS: Existem no mercado produtos chamados "repositores de massa capilar" o que confunde muito a cabeça das pessoas, mas o que eles na verdade são é uma mistura destas três fases, porém, como são misturas, tem quantidades menores de ativos, por isto aconselho a ser feita uma manutenção separadamente.

 Agora como fazer o cronograma é o seguinte: 

Uma rotina de 3 lavagens e 3 tratamentos por semana.No primeiro dia, você se utilizará de produtos hidratantes. (Pula-se de dois a três dias)No segundo dia, você se utilizará de produtos nutritivos. (Pula-se de dois a três dias)No terceiro dia, você se utilizará de produtos reconstrutores. (Pula-se de dois a três dias)E então, você retoma o ciclo.

Este é o cronograma capilar By Felipe Ursini,diretamente lá do grupo Cronograma Capilar,aliás meninas que se interessem em fazer o cronograma entrem lá no face que já somos mais de 14 mil "cronogretes". Espero que tenham gostado pessoal.

O blog MARA sobre cabelos do Felipe Ursini é este Aqui Acessem e tenham muitas dicas!!

Bjos,bjos!



8 comentários:

  1. ola !!
    vc poderia indicar marcas de facil acesso e com preços acessiveis, das tres etapas do tratamento??
    onrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ray!
      Atualmente eu estou usando,e recomendo para voce:
      H-->Age defy pantene
      N--.>pós quimica da natura
      R--.>reconstrutora da aquaflora!
      todas estas são acessíveis,recomendo o shampoo da mesma marca para um efeito melhor ainda!
      Obrigada por passar aqui!
      bjos!

      Excluir
  2. Thays, adorei teu blog, li teu post sobre o glicopan, o q eu na minha humilde ignorância no assunto acredito q tenha acontecido é q nesse produto tem aminoácidos na fórmula q no caso desse post fazem a reposição proteica dos fios e de repetene no teu caso seria necessário apenas uma hidratação, por isso da quebra, foi proteína demais... me corrija se eu estiver falando besteira! Obrigada pelas dicas maravilhosas! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada por passar aqui!
      Que bom que gostou do blog!pode ser isto sim,por via das dúvidas glicopan nunca mais,rsrs

      Excluir
  3. Obrigada Thays, já sou sua seguidora e vou dar uma passada lá no face pois iniciei hoje o meu cronograma capilar! Amei e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deia!
      magina,eu é que te agradeço,viu?
      beijão!

      Excluir
  4. Thays, descobri seus vídeos há alguns dias e estou amando. Tenho aprendido muito sobre cabelos e perfumes. Já comprei perfumes por sua causa, rsrsrsr. Não sabia naaaaaada sobre cronograma capilar e já comprei alguns produtos sugeridos por você. Já vi vários vídeos de perfume e li muitas resenhas aqui no blog. Tudo de melhor para sua vida. Beijão e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!