Capricho e Beleza: SEROMA,o acúmulo de liquido sanguinolento nas cirurgias plasticas!

SEROMA,o acúmulo de liquido sanguinolento nas cirurgias plasticas!

Olá Caprichosas!!

hoje vou falar sobre o seroma.Muitas meninas comentam apavoradas sobre o acúmulo de um liquido que tem que ser retirado pelo cirurgião com seringa depois de sua abdominoplastia e prótese de silicone.Mas o seroma pode ocorrer em qualquer cirurgia,então eu pesquisei na internet,já que graças a Deus não tive este incomodo... e vamos entender melhor sobre um dos vilões das cirurgias em geral e também na cirurgia plastica!!

"SEROMA"


01. O QUE É? (clique abaixo para continuar lendo este artigo)


É uma coleção líquida com o aspecto e composição semelhante ao plasma, que pode se acumular em espaços abaixo da pele no pós-operatório de cirurgias. Embora contenha menos oxigênio, menos alfa e gamaglobulina e maior quantidade de radicais ácidos, se desenvolve na espessura do tecido subcutâneo determinando um abaulamento e flutuação local. Sua formação se dá através do extravazamento de plasma ou linfa. O seroma e diferente do hematoma, porque este último é constituído em sua maior parte de células vermelhas; mas pode estar associado a ele,


caracterizando o chamado sero-hematoma. Também difere do abscesso, que é o resultado de um líquido infectado e contém muitas células brancas do sangue com o intuito de combater aquela infecção e de microrganismos.


QUANDO APARECE? Seu aparecimento ocorre durante as primeiras semanas de pós-operatório. É mais freqüente naquelas cirurgias plásticas que envolvem descolamentos maiores de tecidos, como as abdminoplastias, principalmente as cirurgias realizadas em paciente pós-obesos, cirurgias de inclusão de próteses, expansores cutâneos, reparadoras e outras. Poderá também acontecer em cirurgias de redução mamária, mastectomias e nas lipoaspirações mais volumosas. A radioterapia no tratamento de câncer mamário pode aumentar a incidência do seroma.

SINTOMATOLOGIA:

- abaulamento local;
- flutuação;
- sensação de deslocamento de líquido na região operada;
- ausência de sinais inflamatórios como febre, dor e vermelhidão,
- o líquido pode ser apenas seroso, de uma cor citrina suave, fluída; de acordo com a contaminação sangüínea maior ou menor poderá assumir matizes avermelhadas e densidades variadas, mas com tendência a fluidez. Em seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada. Nos casos com infecção a sintomatologia inflamatória poderá está presente e o líquido puncionado poderá ter odor característico.
- o seroma poderá ser expelido espontaneamente no pós-operatório imediato e causar um grande susto ao paciente pela eliminação copiosa do líquido através da ferida operatória recente.


O QUE FAZER?

- punções repetidas e programadas em curto espaço de tempo;
- realizar as punções em condições máximas de assepsia;
- fazer um ponto de anestésico local para prevenir a dor durante o manuseio da punção;
- a punção se faz através de uma agulha de grosso calibre e seringa;
- controle clínico e, se necessário, a prevenção com antibiótico, pois tal coleção é susceptível de infecção;
- se for evidenciada suspeita de infecção colher material para bacterioscopia, antibiograma e suporte clínico terapêutico; a sintomatologia inflamatória deve ser avaliada e combatida com prescrição médica adequada;
- manter o paciente sob controle médico cirúrgico observando que o objetivo do tratamento é a diminuição do volume e a compressão suave para reduzir o espaço de descolamento (loja do seroma).

COMO PREVENIR?

- realizando uma boa investigação clínica do paciente; pedidos de exames de pré-operatório;
- estar ciente desta possibilidade de evento naqueles pacientes que submetidos a cirurgias com grandes descolamentos;
- evitar espaços mortos (lojas ou espaços descolados) no fechamento do tecido celular subcutâneo;
- utilização de drenos de aspiração contínua, sob pressão negativa, enquanto houver drenagem de secreção significativa;
- utilização de curativos compressivos e cintas modeladoras; o curativo, um dos itens de extrema importância no seguimento do paciente, é feito para promover a aderência e cicatrização tecidual, prevenindo espaços para o acúmulo do seroma.


IMPORTANTÍSSIMO: O seroma torna-se encapsulado se não for reabsorvido espontaneamente e se não for drenado. O organismo produz uma cápsula fibrosa à sua volta para isolá-lo, caso não seja drenado e permaneça assim por tempo muito prolongado. Depois da formação de cápsula envolvendo seromas antigos, as punções tornam-se ineficientes e o tratamento adequado será cirúrgico, com a finalidade de remover toda a cápsula (capsulectomia) e o seroma. Um seroma encapsulado produz aspecto abaulado, endurecido e fixo, como o de uma tumoração abaixo da pele. Por vezes apresenta retração visível na pele.


COMENTÁRIO: Nós, cirurgiões da BG Cirurgia Plástica, toda vez que suspeitamos da existência de seroma agimos prontamente na sua investigação e drenagem imediata. Em nosso serviço temos a rotina de nós mesmos fazermos os curativos dos nossos pacientes. Além de empregarmos corretamente os princípios técnicos para a punção, com cuidados de anti-sepsia, assepsia e esterilização do nosso material de trabalho, fazemos punções seriadas, quantas o caso necessitar, até que tudo esteja bem solucionado. Todo paciente por nós operados recebem ao sair do hospital a orientação para retorno ao consultório, numa freqüência que varia de acordo com o tipo de cirurgia. O paciente não deve desobedecer à freqüência pré-estabelecida.

DÚVIDAS:

01.
Pergunta: Quando ocorre o surgimento do seroma, somente a punção resolve ou teria outra maneira de retirar o líquido?

Resposta: A punção é o método mais usado para drenagem de seroma, quando ele não está drenando espontaneamente pela cicatriz. A drenagem aberta geralmente é feita pela expressão manual, quando já exista um trajeto na cicatriz vazando o líquido do seroma. Pode ser também feita a drenagem através de uma incisão na ferida operatória, realizada pelo cirurgião.

02.
Pergunta: Doutor, fiz uma mamoplastia de aumento e depois de uma semana tive um vazamento, como uma água, que saía da cicatriz e que até abriu um pouco; mas já está fechando. Na cicatriz tem um buraquinho que sai líquido. Procurei um médico que pediu um exame de sangue, uma ecomamografia e cultura do líquido. A eco não revelou presença de seroma na prótese e os outros exames forma normais, exceto uma eosinofilia no hemograma. Porém, continua a sair líquido pelo buraquinho de cor mais clara. Estou tomando antialérgico. Estou ansiosa. O que fazer?

Resposta: Pequenos seromas superficiais na cicatriz costumam desaparecer de forma espontânea; pois serão absorvidos pelo organismo ou drenam pela própria cicatriz. O mais importante nestes casos é o acompanhamento médico constante e a limpeza local para evitar
contaminação. Como você informou sobre o resultado dos exames; se a ecomamografia não revelou líquido dentro da loja da prótese, o seroma provavelmente está bem superficial na cicatriz. Mantenha os curativos e o contato com o seu cirurgião.

03.
Pergunta: Há 18 dias coloquei prótese nos seios; estava tudo bem até que, após cinco dias a mama direita começou a vazar um liquido avermelhado através da cicatriz. E um pedaço da cicatriz acabou se abrindo; mas, já esta fechando muito bem. O problema é que a mama parou de vazar por dois dias e depois voltou de novo e desta vez começou um liquido amarelado bem claro e fino. Não sinto dor, nem febre e nem a mama esta avermelhada, nem quente. Mas, ela esta um pouco inchada desde quando foi realizada a cirurgia. Estou com muito medo de ter que retirar a prótese. Estou tomando antibióticos para combater um número grande de bactérias. Gostaria de saber sua opinião.

Resposta: A drenagem de líquido sanguinolento (hematoma) ou amarelado (seroma) pode ocorrer através da cicatriz em alguns casos de implante mamário, sem maiores conseqüências, especialmente se houver o acompanhamento médico adequado e cuidados preventivos contra infecção.

O líquido de seroma pode ser avermelhado no início e com o passar do tempo tornar-se amarelado e ir clareando.

Fique calma; pois o seroma puro e simples não é motivo para retirar a prótese.
Somente no caso de infecção comprovada, com sintomas e exames laboratoriais, é que se orienta para essa conduta.

esta matéria pertence originalmente ao site:  http://www.bgcirurgiaplastica.com.br/ep-seroma.htm


9 comentários:

  1. oi,tudo bem?
    em uma procura no google achei seu blog
    eu to descolorindo meu cabelo de tres em tres meses pra tirar com preto(usei dekapcolo rpra acelerar o procedimento) eu to querendo usar a 121 da imédia só que eu to querendo descolorir a raiz pra pegar a tinta melhor só que eu estou com um pouco de medo de passar o po descolorante nas pontas? me ajuda?
    e vou deixar a minha pagina no google se voce quiser me adc pra gnt conversar melhor
    https://plus.google.com/100873237897027480203/about
    http://cinderelamodernaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Giselle!

      me explique melhor por favor,não te compreendi muito bem,o que vc quer fazer no seu cabelo e qual é a sua duvida?

      bjos,bjo!

      Excluir
  2. Ola fiz uma abdominoplastia a 18 dias tive uma necrose. O medico abriu tirou a pele prejudicada e costurou novamente.Hoje faz dois dias que refiz e esta vazando liquido que imagino ser seroma, desde o dia da cirurgia estou fazendo tratamento com Kollagenase pomada e antibióticoe minha barriga esta inchada.Gostaria de sabeer quais cuidados devo ter para o seroma sarar logo .Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Amor!
    Nossa mãe deve estar sendo muito dificil...calma que Deus esta no controle!
    Infelizmente acredito que seja uma reação de seu corpo devido ao descolamento da pele.Geralmente o Médico é mais indicado para lhe esclarecer melhor sobre isto,mas o importante que sei, é usar a cinta direitinho!
    Converse bastante com seu médico sobre isto para que o caso não demore para cicatrizar!
    Boa sote na recuperação!
    Obrigada por passar aqui!

    ResponderExcluir
  4. Ola fiz uma cesaria e tive um seroma, fiz uma punção na cirurgia, porém o líquido voltou pior, está super inchado o local e a médica me falou para fazer 8 sessões no minimo de drenagem linfatica, resolve!? O que devo fazer!?

    ResponderExcluir
  5. Ola.. minha mae fez uma ciruria no abdomen para a retirada da vesicula e de uma enia.. ela fez a cirurgia em uma quinta e saiu no domingo.. houve a necessidade de usar um dreno oara drenar um liquido depois da cirurgia.. mas no domingo mesmo os medicos ja tiraram o dreno dela.. mas na segunda quando ela começou a andar..começou a vazar muiitoooo.. tipo caindo de bica.. queria saber si eh normal por causa do acumulo do liquido ou se eu devo me preocupar.. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Me chamo kalinne e fiz uma cirurgia de vesicula (modo convencional) no dia 03/07/2017 levei 8 pontos ha 4 dias ta saindo o seroma e os 2 últimos pontos caíram e a carne abriu e ficou um buraco devo procurar um médico pra ele costurar novamente ou contínuo minha recuperacao em casa ????

    ResponderExcluir
  8. Oi boa tarde a 22 dias fiz mamoplastia redutora sem implante e desde domingo percebi que meu seio esquerdo estava bem maior que o direito e com uma mancha vermelho e dor quanto foi hoje cedo comecou vazar muito liquido um liquido meio marrom vermelho sei la nao sei esplicar a cor só que o aspecto era bem grosso...estou tomando cefalixina só que ainda esta vazando...só que o retorno no medico só segunda sera que corro algum risco???

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!