Capricho e Beleza: A gordura retirada na lipoaspiração pode voltar?

A gordura retirada na lipoaspiração pode voltar?


Olá caprichosas!!

As gordurinhas localizadas são um dos maiores pesadelos das mulheres, não é? Para elminá-las, várias vezes recorremos a procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração, que prometem acabar com os indesejáveis pneuzinhos ou culote. Mas uma pesquisa publicada no periódico "Obesity" mostrou que depois de retirar as células adiposas da região do quadril, a lipo pode causar o aparecimento de curvas indesejadas em outras áreas do corpo, como braços e costas.(clique a baixo para continuar a ler este artigo)

Os médicos responsáveis acompanharam 32 mulheres na faixa dos 36 anos, durante um ano após a cirurgia. A mesma proporção de gordura retirada da parte inferior do corpo, como coxas e quadril, volta na mesma proporção nas partes superiores, como braços e parte superior do abdomen. Mas afinal, o que acontece com nosso corpo após a lipoaspiração?

Entre as participantes da pesquisa, foram retiradas cerca de 2% da gordura total de seu corpo e 1,8% de circunferência no quadril. Após um ano, os médicos voltaram a tirar as medidas das mulheres e descobriram que o percentual de gordura corporal havia voltado ao mesmo número anterior, mas estava concentrado em outros membros. Segundo os pesquisadores, com a lipo, as células adiposas são retiradas de uma parte do corpo e não voltam a crescer naquele local, mas nosso corpo reage e começa a inchar as células de outros lugares com a gordura que continuamos a ingerir.

A solução, segundo os especialistas, é ficar atenta e mudar os hábitos alimentares após a operação. Os pesquisadores alertam ainda que os médicos que acompanham a paciente devem orientá-las para a mudança alimentar, já que a cirurgia resolve, mas não faz milagres! Além de poder aumentar as gordurinhas localizadas em outras partes do corpo, a lipoaspiração também pode deixar outros efeitos indesejáveis.

Quando são retirados mais de três litros de gordura em uma só cirurgia, os níveis de substâncias que sinalizam inflamação sobem bastante. Outro problema, mais estético, é a assimetria corporal, que acontece quando é retirada mais gordura de um lado que de outro. Procedimentos mal realizados também podem causar ondulações e depressões na pele, quando a cânula usada para "sugar" a gordura é introduzida muito superficialmente.

Para evitar estes e outros problemas, não há truques: procure sempre um profissional de sua confiança, busque referências, pesquise até mesmo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, só realize o procedimento num local adequado, onde tenha UTI, e siga a risca os cuidados do pós operatório.

Mas e aí,meninas que ja fizeram lipo,a gordura volta realmente em partes diferentes do corpo?

4 comentários:

  1. Esbarrei com seu site, menina, queria saber se fez a abdominoplastia ou a lipo. Sou combatente feroz da lipo, pois como filha de cirurgião sei que a lipo destrói agressivamente as fibras que não se reconstroem. A fibrose é um malefício que atinge a todas, mais cedo ou mais tarde. Meu conselho para todas as meninas: prefiram uma cirurgia com cortes, mais precisa, do que aquela cânula enfiada com violência por um médico com raiva, pois a paciente está lá, anestesiada, entregue. Quem assiste uma filmagem da lipo resolve nunca fazer. Que Deus te ajude que tenha dado tudo certo, beijoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samile!

      Eu fiz lipo e abdomem.
      em partes gostei da lipo,em partes não.

      Obrigada por comentar!

      bjos,bjos!

      Excluir
  2. Fiz abdominoplastia e lipo a dois anos, e sim, a gordura concentra-se em outras partes do corpo em maior proporção, porém, não me arrependo de ter feito a cirurgia.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Bom dia
    Bom eu uso a guanidina faz um bom tempo maus ágora toda vez que uso meu cabelo gica muito Grosso e tbm não tem crescido tipo que i tizicou eu posso mudar pra tiogricolato

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!