Capricho e Beleza: Coisas que vc deve saber ao abrir seu salão de beleza!!!

Coisas que vc deve saber ao abrir seu salão de beleza!!!



Oi gatonas!!

Hoje eu vou falar um pouco sobre o inicio de um salão de beleza,dos problemas e desafios quando você cai neste universo tão competitivo,e dar dicas de como fazer seu salão bombar!!




Quando a gente faz o que ama de verdade,conseguimos superar todas as dificuldades,digo de verdade,pois adoro trabalhar com cabelos desde a adolescência.Nunca foi pra mim apenas um meio de ganhar dinheiro.
 Meu primeiro curso realizei no ano 2000,porém era um hoby,cuidar dos cabelos das bonitas,rs.
 Trabalhei em diversas coisas mas não me identificava de verdade com nada que fizesse, até que resolvi me atualizar no ramo de cabelos e abrir meu salão COM TUDO O QUE TINHA DIREITO.
 Esta matéria é baseada em minha experiência,e nas coisas que já ví acontecerem com diversas colegas também.


Minha experiência inicial:


 Quando eu abri meu salão,estava empolgada querendo logo trabalhar muito e fazer meu nome crescer na cidade.Eu já tinha morado aqui,porém tinha ficado fora durante 8 anos,e perdido contato com muitas pessoas,fiquei com medo de que as pessoas não viessem ao salão por isso,mas graças a Deus fui muito bem aceita de volta.
 Eu moro em uma cidade pequena e quase todo mundo se conhece, mesmo ansiosa,pensei:Oba,vai bombar!!

e bombou mesmo,trabalhei muito,cheguei a fechar meu salão em vários sábados meia noite.As clientes saíam lindas e eu ficava muito feliz com isso,porém tal minha surpresa quando 80% das clientes  atrasaram pagamento e algumas eu jamais recebí um real pelos serviços.

 Quando vc mora em uma cidade pequena,ou em um bairro onde todos se conhecem e tem uma certa "amizade" a tendencia é que as pessoas confundam isso,pedindo fiado.Como eu tinha ficado fora da cidade muito tempo,eu não sabia quem pagava e quem não pagava,isso foi um problema,pois as boletas dos produtos iam vencendo os cheques iam caindo,e eu me desesperei,mesmooooo!!
Mas graças a Deus isto foi superado!!

Então meninas após esta história vou dar as dicas pra você que ta abrindo seu salão agora:

-Cuidado com o fiado de boca,pegue sempre cheques ou coloque uma máquina de cartão assim que abrir o salão.

-Não caia na conversa de qualquer representante de produtos,eles vem como urubus te oferecendo resultados milagrosos e condições de pagamentos fáceis

-antes de comprar um produto que vc não conhece,peça uma demostração do mesmo, ou algumas marcas tem as amostras grátis,assim é mais garantido e se você não gostar não é obrigada a ficar com o produto.

-cuidado com aqueles representantes que querem deixar o produto com você de qualquer jeito, para que use um pouquinho de teste.Eles as vezes deixam os vidros e desaparecem e se quer devolver costumam não aceitar depois.

-tenha em mente que vão aparecer clientes que exigem que vc haja como o magaiver:(PERSONAGEM DOS ANOS 80 QUE DAVA JEITO NAS PIORES ENCRENCAS,E SABIA FAZER TUDOOOO NESTE PLANETA).
Algumas não aceitam um "Não" como resposta, mas,jamais duvide de sua capacidade só porque não sabe fazer uma trança rabo de peixe dando duplo mortal carpado com as mãos nas costas.Ah pelo amor de Deus,até os médicos são especializados em uma modalidade especifica,nem eles sabem tudo porque vc deveria saber?? Mas se atualize sempre!!

-Tenha produtos de boa qualidade de preço médio e baixo,para agradar a todos os bolsos,mas não cobre exageradamente mais barato só porque vc está começando,o ideal é se vc tem que dar descontos dê sim mais não muito.

-Pesquise antes de comprar os produtos,só compre se tiver certeza que são bons,eu fui enganada várias vezes quando comecei apenas por embalagens bonitas e marcas famosas.

-Vá a Hair Brasil!!!e agende workshops com cabeleireiros experientes e faça  ao menos com um famoso,acreditem traz mídia pro salão!

-se promova! faça propagandas nas rádios ou nas ruas e também em suas redes sociais na internet,funciona muito bem,eu marco muitos cabelos através delas!!

-Tenha uma boa manicure, ou se gosta de trabalhar sozinha,tudo bem!!a boa manicure agrega muito ao salão,porém tenha cuidado,uma manicure ruim ou fofoqueira atrapalha qualquer salão,os clientes podem associar o serviço mal feito ao seu serviço como cabeleireira.


E se eu me esquecí de alguma coisa,comentem aí para que possamos ajudar as colegas de profissão,afinal tem espaço pra todos,nada de egoísmos bobos com os colegas de profissão!!

Bjos,Bjos!!

11 comentários:

  1. gostei muito tirou muitas dúvidas minhas pois estou penssando em abrir um salão e estou começando do zero bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!

      Obrigada por comentar!

      bjos!

      Excluir
    2. Amei tirou minhas dúvidas,estou começando agora muito difícil mas quando vc faz com prazer,dedicação,amor tudo da certo

      Excluir
  2. Adorei as dicas
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. quero abrir um salão tentei fazer o curso só que não tinha mas vagas tenho ja 2 manicure mas adolecentes de 16 e 15 anos mas são boas apesar da idade e quero começas com o basico suas dicas me ajudaram muito mas si ouver outras agradeço por me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandy!
      Que bom que foi útil!
      obrigada por passar aqui,e se tiver alguma dúvida pode perguntar sempre que precisar ta bom?

      Excluir
  4. Oi ,Vou abri meu salao daqui 3 mes pois ai ja acabei meus curso mais tou com duvidas como arrumo uma manicure e como faco com minhas coisas ou com a delas quantos pago ela !!!!me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii!
      geralmente as cabeleireiras recebem uma comissão de 30% nos lucros da manicure,pelo menos aqui na minha região é assim!
      beijos!

      Excluir
  5. olá eu gostaria de saber quantidade de tintas para deixar no estoque já vou começar e não faço ideia de quanto comprar enfim quantidade de td pra começar qual a cor que sai mais essas coisas .... obrigada me dá uns toque é um salão pequeno .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana!
      O ideal é que no inicio você não faça estoque grande.Vai depender muito da sua clientela as cores que vc irá usar mais.Para descobrir isto somente o tempo pode lhe ajudar,pois talvez a minha clientela possa se utilizar mais de alguma nuance que a sua não utilizará.Para começar tenha poucas das que acha que usará mais! e depois de acordo você vai comprando mais!
      espero ter ajudado!
      beijão!

      Excluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!