Capricho e Beleza: Minha orelha rasgou... OTOPLASTIA ou ZETAPLASTIA??

Minha orelha rasgou... OTOPLASTIA ou ZETAPLASTIA??

É minha orelha rasgou!!(mais um defeitinho,ksksk) e foi devido ao uso de brincos muito pesados,que aliás eu amoo,rsrs! e de vários puxões de meus filhos quando pequenos.Eu fiz outro furo logo acima do que rasgou,mas tá bem feia a situação,já que vou ser toda cortada, mesmo,acho que tambem farei a OTOPLASTIA  ou ZETAPLASTIA,para corrigir este probleminha,então eu pesquisei sobre o assunto um pouco,e fiz mais este post pra vcs!!






A otoplastia é uma cirurgia usada mais comumente para retirar a  orelha de abano,mas este termo tambem é usado no caso de ser necessária se realizar  correção no lóbulo bifido, que também causam inesteticismos e que podem ser corrigidas pela otoplastia. O lóbulo bífido se refere a deformidade causada por brincos excessivamente pesados, levando a um “rasgo” no lóbulo da orelha. Além do uso inadequado de brincos pesadíssimos, outros fatores também podem ocasionar a ” orelha rasgada “, como piercings muito grandes, que provocam o alargamento do lóbulo, e bebês que gostam de puxar brincos grandes e atraentes das orelhas, como se fossem brinquedos. A cirurgia de otoplastia para reparação de orelhas rasgadas ( lóbulo bífido ) é relativamente simples, realizada sob anestesia local, com duração media de 40 minutos e com ótimos resultados estéticos.

Nos casos para reconstituição do lóbulo, a parte interna que está afetada é removida, e em seguida, as duas bordas da pele são aproximadas, ou seja, são suturadas. O procedimento é feito entre meia hora e 45 minutos com anestesia local e após um dia o paciente já pode voltar a usar brincos. não há riscos durante a cirurgia, apenas uma simples alergia à xilocaína que é usada antes. "Mas é bastante raro". Antes do procedimento são feitos exames de sangue e outros de rotina aplicados antes de qualquer cirurgia.

O uso contínuo de brincos pesados é capaz não apenas de rasgar a orelha, mas também fazer com que ela abra em duas partes, dano que pode ser tratado por meio da Zetaplastia. "A cirurgia é feita através de duas técnicas: tratamento de incisão e sutura ou ainda pelo método de retalho em gaveta. Mas o cirurgião plástico é quem decidirá qual a técnica mais apropriada para cada pessoa.
Quando rasgo no lóbulo da orelha está linear, a zetaplastia reposiciona a cicatriz para que ela adquira uma posição mais paralela às linhas naturais e pregas da pele, tornando-as menos notáveis. Sob anestesia local são feitas novas incisões, de 1 a 2 cm, em cada lado da orelha, criando pequenos retalhos de pontas triangulares na pele. "Estas pontas são reorientadas em ângulos diferentes para cobrir a ferida, dando à cicatriz um aspecto de Z ou zig-zag. A ferida será fechada com pontos que serão removidos depois de alguns dias.

Já na cirurgia de retalho em gaveta, também realizada sob anestesia local, o cirurgião recorta as bordas como se fossem uma escada e cada lado do lóbulo completa o outro, para, em seguida, as duas bordas serem suturadas. Nos casos em que o rasgo da orelha é menor, é feita a sutura simples sob anestesia local.

12 comentários:

  1. Boa tarde! Gostei da postagem, mas gostaria de saber mais sobre preços......
    Meu e-mail: patyp_rs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Plano de saúde faz essa cirurgia?

    ResponderExcluir
  3. Acho que plano de saúde não cobre pelo fato de ser considerada uma cirurgia estética .

    ResponderExcluir
  4. oi Thays, só passando pra dizer que eu tive esse mesmo problema por causas iguais aqui na minha cidade em Campina Grande PB, e muito caro esse tipo de procedimento então uma amiga tinha um amigo que é enfermeiro e na época me cobrou 50 reais, baratissimo, e fez uma pequena ensisão atraz da orelha para aver a coagulção, que segundo ele tem que ter pra ter o processo de cicatrização, dai minha orelha levou 3 pontos e ele fechou total, disse que com 3 meses poderia ir até uma farmacia fazer um novo buraco e foi assim que fiz, hoje depois de 1 ano só tenho o risquinho do rasgo da orelha que é muito fino spoda pra perceber bem de perto, fica a dica pquem sabe um enfermeiro da sua cidade não resolve esse probleminha,ok obrigado beijos linda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pat!
      foi muito bom você ter vindo nos contar este fato aqui, até hoje não consegui fazer o procedimento, mas seguindo sua dica com certeza procurarei um bom enfermeiro pra saber se podem me ajudar nisto!
      MUITO OBRIGADA pela dica e por sua visita!
      Beijos mil!

      Excluir
  5. Enfermeiros não estão habilitados para realização de suturas!!! Somente médico pode realizar este procedimento. Fora que é necessário uso de antibioticoterapia após o procedimento para minimizar o risco de infecção, o que em tecidos moles é de mais difícil tratamento. É melhor pagar um pouco mais caro e ir num profissional habilitado do que por sua saúde em risco. Como enfermeiro me entristece ler que alguém cobra 50 reais por um procedimento que nem é de sua competência.

    ResponderExcluir
  6. que especialidade médica faz essa cirurgia?

    ResponderExcluir
  7. Dermatologistas costumam fazer Estefânia :)

    ResponderExcluir
  8. Observacao. Nao e recomendado o uso imediato de brincos pos a cirurgia. Espera se cerca de 3 meses para poder usar brincos de pressao e ate 6 meses ( ideal )0/4/ fazer outro furo.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ BOA TARDE!GOSTARIA MUITO DE FAZER , POIS ESTA ME ENCOMODANDO, E VOU ME CASAR EM SETEMBRO, E GOSTARIA MUITO DE FAZER, PARA O BRINCO FICAR PERFEITO EM MINHA ORELHA, ALGUEM PODE ME INFORMAR, A FAIXA DE QUANTO ELES ESTAO COBRANDO HJ PARA FAZER ESSA CIRURGIA?
    BJS.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!