Capricho e Beleza: Meu maior medo após a lipo:FIBROSES!

Meu maior medo após a lipo:FIBROSES!

                                                  (nem as famosas e ricas escapam das fibroses)



perguntas e respostas sobre fibroses:


O que é fibrose?
Trata-se de um processo natural do organismo em reação a uma incisão ou trauma que ocorre paralelamente à cicatrização – na realidade, os dois processos estão intimamente ligados.

É possível sentir a fibrose? 
No início, a fibrose (que localiza-se abaixo da cicatriz) é mais intensa, endurecida, apresenta irregularidades e é sensível. As pessoas que desenvolvem fibrose costumam reclamar de dores, fisgadas e queimação no local onde ela se encontra Com o passar do tempo, geralmente depois de seis a 12 meses, a fibrose tende a amolecer, a ser menos perceptível e os sintomas iniciais desaparecem – ou ao menos, amenizam bastante.

O que pode agravar o quadro? 
Vários fatores podem influenciar de forma negativa o processo cicatricial. Os principais são: seguir uma alimentação inadequada, o uso de fios não absorvíveis pelo organismo, traumatismos leves nas incisões e imobilização da região operada.

É possível evitar seu aparecimento? 
O processo de cicatrização não ocorre apenas na pele, mas também nos tecidos subcutâneos que foram lesados, como gordura, músculos, aponeurose e outros. No caso da lipoaspiração, por exemplo, essa cicatrização ocorre na gordura, que abrange uma área muito maior do que as pequenas incisões. Por isso, os cuidados durante o período pós-operatório são essenciais nessa tarefa de prevenção. O cirurgião deve orientar os procedimentos, que envolvem sessões de drenagem linfática na área operada, proteção solar e uso de cinta e sutiã cirúrgicos por cerca de 45 dias. Na fase inicial do processo cicatricial também é conveniente evitar esforço físico para não comprometer as fibras já formadas. Manter a assepsia do local em dia e consumir vitaminas e sais minerais também desempenham papel importante. Porém, há algo que não depende nem do cirurgião nem da paciente: a tendência genética.

Como eliminar a fibrose?
Fibrose superficiais epiderme e derme - Se depois de ter passado o período de amadurecimento da cicatriz, o local da incisão ainda permanecer endurecido, com retrações, irregularidades e sensível, é necessário tratar o caso com ajuda médica, pois ele se tornou patológico (doença). Fazer massagens e compressão local com fitas de silicone e aplicar cremes específicos podem ajudar bastante.

Fibroses do tecido subcutâneo (hipoderme) - Após a liberação médica o profissional de estética e fisioterapia poderá realizar manobras para amolecer essas fibroses juntamente com aparelhos de ultrassom, microcorrentes e aparelho de radiofreqüência.





 A FIBROSE É a formação ou desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso.Deixa a pele a aparência disforme.Esse processo começa por volta dos sete dias da cirurgia, pode ser evitado fazendo um pós-operatório com drenagens linfáticas e ultrassom.O melhor é usar o MANTHUS, mas para quem não possui o equipamento o aparelho de ultrassom funciona bem.Em alguns casos, é necessário usar endermologia, que deve ser usado com cautela, pois é necessário que a pele volte a aderir no local aspirado.A fibrose tardia(após 3 meses da cirurgia)pode ser tratada, mas nem sempre o resultado é perfeito.
 são uma espécie de cicatriz interna e para evitá-las é necessário que o profissional utilize cânulas mais delicadas, e no pós-operatório, o paciente deve usar a cinta modeladora e realizar a drenagem linfática com ultra-som. Há também a pré-disposição individual de cada paciente que pode interferir no resultado da cirurgia. Quando se inicia a formação da fibrose há medicamentos injetáveis, cremes e pomadas que irão atenuar e até inibir sua formação. Porém, uma vez instalada uma fibrose mais intensa é necessário uma nova lipoaspiração com cânulas especiais para esta finalidade, e não com a intenção de retirar a gordura, mas quebrar a fibrose e realizar um enxerto de gordura para regularizar a área acometida.



Como o assunto me assusta um pouco,resolvi pesquisar e colocar o que encontrei sobre as fibroses em diversos sites da net!!  não encontrei muita coisa,e olhem que pesquisei bastante,mais,espero que ajude vcs assim como me ajudou! E SE DEUS QUISER NÓS NÃO TEREMOS ESTE PROBLEMA!


4 comentários:

  1. Oi Thays ... então para te dar uma dica boa , comece a preparar a pele todos os dias faça exfoliação semanal com borra de café isso mesmo pk tem cafeina e ativa a circulação . E após aplique uma pomada ativadora no meu caso eu coloquei pomada de Hemorroida e Hirudoide creme misturava na palma da mão e aplicava fiz antes e depois e minha barriga ficou lisinha uma beleza menina bjs .

    ResponderExcluir
  2. Oi, gente eu fiz minh alipo no abdomem hoje estou no 45 dia estou com fibrose na barriga, estou desesperada pois estou fazendo drenagem, ultrasson e carbox, mas estou deseperada pois nao esta o resultado que esperava.
    Espero que alguem conte algo para me alegrar, nao sei mais o que e sorrir pois as fibroses doi muito, arde, queima sem falar que minha barriga esta com ondulaçoes horriveis meu medico fala que vou ver o resultado apartir do 4 mes, ja voltei a fzaer academia para me animar um pouco, mas por hora estou decepcionada por ter feito.
    obrigada

    juliana -sao paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana sei que existe um medicamento injetavel que diminui fibroses de lipos e outros procedimenros. Esse medicamenti é à nase de corricoide. Estou procurando na internet se eu achar o nome envio pra vc

      Excluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!