Capricho e Beleza: Problemas que podem ser causados pela lipoaspiração.

Problemas que podem ser causados pela lipoaspiração.

Complicações em Lipoaspiração 



                                                    temidas fibroses,morro de medo!!




A lipoaspiração por se constituir em uma técnica invasiva, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. O organismo entra em ação, enviando para o local agredido, células especializadas para combater a infecção, como leucócitos, linfócitos, macrófagos, entre outros. Vão para o local também as plaquetas, cuja função é vedar os locais que foram invadidos pela cânula. O organismo libera fibrina, que é uma proteína polimerizada insolúvel, que forma uma rede de fibras ao redor das plaquetas que se fixaram nas bordas do ferimento umas as outras. A rede envolve-se nas células sangüíneas e se contrai, expulsando o soro e deixando o coágulo mais ou menos sólido (nódulos). Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular, que tende a formar uma fibrose subcutânea, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo. As depressões, ondulações e assimetrias, em alguns pacientes, ficam visíveis logo na primeira semana, em outros, após duas ou três semanas devido ao edema. À medida que este vai sendo eliminado, as irregularidades da cicatrização começam a aparecer. Poucos são os casos de cicatrização irregular, e para estes podem ser empregadas técnicas corretivas que vão desde a correção cirúrgica até a utilização de recursos estéticos como a drenagem linfática, entre outros.

Contorno Irregular - Depressão

A retirada em excesso de gordura no procedimento cirúrgico ocasiona a depressão. Para esta complicação,  o tratamento consiste em enxertar um pouco de gordura na área deprimida, no mesmo momento em que se realiza a cirurgia ou uma lipoaspiração na área em volta da depressão para camuflá-la. Em depressões pequenas pode ser feita a subcisão para soltar a área de retração subcutânea.

Contorno Irregular - Saliência

A saliência é a sobra de gordura detectada após o ato cirúrgico, ou seja, acúmulos adiposos não removidos na cirurgia inicial, a revisão da lipoaspiração nas áreas com resíduos de gordura deve ser realizada, de preferência, após o inchaço ter desaparecido completamente, em torno de seis meses. 

Hiperpigmentação Cutânea Causada Pela Lipoaspiração

Segundo as complicações causadas pela lipoaspiração, chamadas equimoses cutâneas, mesmo após desaparecerem, deixam seqüelas que podem piorar com os efeitos do sol sobre a pele na falta de proteção.  a pigmentação anormal pode ser causada por lesões pigmentares; lesões pigmentares adquiridas; dermatoses com hiperpigmentação; administração de drogas enterais ou distúrbios sistêmicos. Afirmam também que a hiperpigmentação pode resultar da longa exposição ao calor, fricção, arranhões, atritos e pressões sobre a pele, ou pela administração intramuscular de ferro cuja conseqüência é um depósito nos tecidos e que eventualmente se estendem através do sistema linfático, mas parece não haver possibilidade de ser causada por ferroterapia oral. Enfim, as causas de hiperpigmentação que decorrem da lipoaspiração são multifatoriais. A mais comum é por depósito de hemossiderina, um pigmento encontrado nas células sangüíneas. O tratamento consiste em peelings com produtos despigmentantes e clareadores.

A partir do advento da lipoaspiração, o contorno do corpo tornou-se um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais comuns. Entende-se por complicação, resultados não satisfatórios obtidos a partir de cirurgia, tanto no plano estético como no funcional. As complicações em lipoaspiração identificadas neste estudo foram os contornos irregulares do tipo saliência e depressão, hiperpigmentação, flacidez e quelóide. Pelas queixas dos pacientes, notou-se que em sua maioria, correspondem a problemas de assimetria.
O contorno irregular – saliência pode ser explicado em razão de que ao proceder a sucção o cirurgião opta pela retirada de uma quantidade menor de gordura, uma vez que é mais fácil realizar a correção, ou retoque através da adoção de um procedimento secundário.

Por meio dos resultados da investigação é possível afirmar que o sucesso da maioria das cirurgias de lipoaspiração se deve à habilidade técnica do cirurgião, ao uso do instrumental adequado e aos cuidados pré e pós-operatórios. Sendo que a relação médico-cirurgião paciente é uma das variáveis que contribuem para o êxito da lipoaspiração. 
Detectou-se também, por meio da investigação que os cuidados pré-operatórios, tais como uma criteriosa anamnese seguida de exames físicos e laboratoriais mostraram-se eficientes evitando o risco de complicações no pós-operatório. Com relação à técnica cirúrgica os passos atendidos corresponderam a: demarcação das áreas alvo, sedação endovenosa; antisepsia; infiltração de solução anestésica; posição na mesa cirúrgica, sutura; drenagem linfática e curativo.

 Destaca-se que a cirurgia de lipoaspiração é eficiente para a gordura localizada, portanto, não é um tratamento de obesidade. Assim sendo, a lipoaspiração deve ser evitada em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30%; nestes casos recomenda-se um regime ou dieta calórica até alcançar o peso ideal. A lipoaspiração é um ato cirúrgico e deve ser vista na sua forma mais complexa para resultar em êxito. Os aspectos importantes a serem considerados são: avaliação do contorno corporal como um todo; planejamento rigoroso da cirurgia, informando o paciente sobre as possibilidades e limitações da lipoaspiração; cuidados que permitam eficiência ao aspirar a gordura, evitando causar depressões (lipoenxertar quando for o caso); tratar a pele como uma estrutura viva que pode ser remodelada, atentando para a sua vascularização; usar de rigor absoluto nos curativos; recomendar e exigir a utilização de cinta com função remodeladora por três meses no pós-operatório; incentivar a paciente a praticar exercícios e promover uma mudança de hábitos Alimentares.


5 comentários:

  1. Oi!!!! Estou passando por algumas coisas que vc falou!!!! E confesso que esperava por isso. B. Podemos conversar por email?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thays. Eu fiz lipo há quase um ano (na Master Health aqui em SP) e não tive complicações. A recuperação varia para cada indivíduo, mas seguir as orientações do cirurgião, tanto no pré quanto no pós operatório são fundamentais. Todo cuidado é pouco, não é? Acho importante ter um acompanhamento para que, caso surja uma dúvida ou complicação, o médico, conhecendo seu histórico, possa dar as melhores indicações. Parabéns pelas dicas. Espero que ajude muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leticia!

    sem dúvida um p´re e pós bem feito garantem bons resultados sem complicações!
    Obrigada por comentar!

    bjos,bjo!

    ResponderExcluir
  4. Tenho obtido sucesso na eliminação de fibroses e melhora na estética da pele, porém se o cirurgião retirou um grupo de celulas adiposas, formando uma depressão, não fica 100% porem da para trabalhar em volta da depressão, diminuindo a gordura em volta e melhorando a depressão, cirurgia de preenchimento, ha vi alguns casos e não ficaram bons, vejam fotos de casos que atendi no meu Blog http://vocemagra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!