Capricho e Beleza: É para ficar sarada de vez:Dieta cetogênica.

É para ficar sarada de vez:Dieta cetogênica.


Oi Caprichosas!

Hoje eu comecei uma nova dieta e resolví postar tudo que encontrei de mais interessante sobre a dieta cetogênica e como ela funciona!

A maioria das pessoas acredita que precisa apenas perder peso. Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo “comer menos calorias do que se gasta”, você perde tanto gordura quanto músculo. O resultado pode ser sim um corpo mais magro, porém também mais fraco.

Não seria melhor uma dieta que faz perder apenas gordura enquanto protege a massa magra? Ela existe e chama-se dieta cetogênica cíclica.(clique abaixo e continue lendo este artigo)


A dieta cetogênica tradicional foi popularizada pelo Dr. Robert Atkins. Em resumo, essa dieta alega que o que causa a atual epidemia de obesidade não é o consumo de muita gordura e sim o consumo exagerado dos carboidratos, sobretudo os carboidratos refinados. Hoje em dia, a maioria da população come até 100 vezes mais carboidratos do que há algumas décadas.



Entenda-se por carboidratos alimentos como massas, pão branco, biscoitos, sorvete, arroz branco, bolo, chocolate. Tudo o que é produzido com vilões como o açúcar e a farinha de trigo refinada.

Na dieta cetogênica, para perder gordura, todos esses alimentos são cortados. Em compensação, tudo o que não é carboidrato – ou seja, proteína, gordura e fibra – pode ser consumido à vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser. Isso resulta em um cardápio com opções bem saborosas:

Picanha
Salmão
Bacon
Queijos brancos
Ovos
Creme de leite
Patês
Presunto
Peito de peru defumado
Mortadela
Legumes
Azeite
Castanhas
Frango
Peixe
Todos os tipos de carne, incluindo gordurosas como cupim e maminha

O corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em três dias o nosso organismo entra em cetose. Isso quer dizer que ele passa a usar gordura como fonte primária de energia.

Por estranho que possa parecer, você vai precisar comer gordura para que o corpo passe a queimá-la. Se não comê-la, não pense que o organismo vai imediatamente queimar as que você tem no corpo. Ele vai pensar algo como “opa, não está vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui”.

[learn_more caption="Como saber se você entrou em cetose?"]Para saber se você realmente conseguiu reduzir o consumo de carboidratos a ponto de entrar em cetose, pode comprar em farmácias umas tiras que são vendidos para diabéticos chamados Ketostix. Basta urinar nas tiras que elas indicaram uma coloração que mostra se você está ou não em cetose.[/learn_more]

Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela vai sendo consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo. E o melhor: como não há mais carboidratos, não há mais picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. Se não há mais picos de insulina, não há mais inibição da liberação do hormônio do crescimento, que ajuda a criar músculos no corpo.

Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do modo-carboidrato para o modo-gordura, são os mais difíceis, podendo até gerar uma dor de cabeça ou mal estar. Isso acontece por que estamos subvertendo a maneira como o organismo trabalha.

3 comentários:

  1. Estou fazendo essa dieta, tem até um grupo no https://www.facebook.com/groups/318655328217090/ ajuda muito. Perdi 5kg em 50 dias. Quero perder mais 10! Bjus força

    ResponderExcluir
  2. Sem exercícios físicos, podem fazer dietas e continuarão a ser apenas uma versão menor de vcs mesmas, se realmente querem mudar o corpo, comecem mudando a mente, depois a alimentação, acrescente exercícios físicos, apenas observe e veja sua vida mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o que você disse,estas dietas não adiantam muito se não nos concientisarmos que precisamos mudar nossos hábitos!
      Graças a Deus eu mudei meu pensamento a respeito!
      Obrigada por passar aqui!
      bjos!

      Excluir

Obrigada por comentar!
Sua opinião é muito importante!